Menu

Contabilidade para Instituições sem Fins Lucrativos

As Instituições sem Fins Lucrativos são organizações de direito privado, dotada de personalidade jurídica e discriminada pelo conjunto de pessoas para a realização e consecução de objetivos e ideais comuns. Sua maior característica é a ausência de finalidade lucrativa.

Conhecida também como terceiro setor, as Instituições sem Fins Lucrativos são constituídas por companhias sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como propósito gerar serviços de caráter público.

Outras das finalidades das Instituições sem Fins Lucrativos são: podem representar uma categoria profissional ou econômica; instituições religiosas; associações com objetivos sociais, filantrópicos, culturais, recreativos, artísticos entre outros.

Engana-se quem pensa, que por não ter finalidade lucrativa, as Instituições sem Fins Lucrativos não precisam manter sua contabilidade em ordem. As demonstrações que são mais importantes e úteis para estas organizações são:     balanço,    mutação patrimonial e  demonstração do fluxo de caixa. A escrituração contábil também é indispensável, conforme as normas brasileiras de contabilidade.

Instituições sem Fins Lucrativos possuem algumas vantagens, uma delas é a imunidade tributária. Para que a associação possa usufruir de todos os benefícios legais, ou seja, a imunidade tributária dada pela legislação, as Instituições sem Fins Lucrativos precisam cumprir algumas exigências. Para que isso seja feito de forma adequada, é importante a contração dos serviços de uma Contabilidade para Instituições sem Fins Lucrativos.

A Contabilidade Degral, conta uma equipe, que possui alto padrão de conhecimento em Contabilidade para Instituições sem Fins Lucrativos, que estão aptos para prestar um atendimento personalizado, analisando caso a caso, auxiliando na melhor forma possível na tomada de decisões e em todas as obrigações acessórias, imposto de renda, constituição e registro de associações, documentação exigida pelo cartório, efeitos de registro, imunidade e isenção tributária entre outros. Além de oferecer a devida orientação quanto a contribuições e doações feitas para as Instituições sem Fins Lucrativos.

VEJA TAMBÉM

Igrejas

Igreja

Saiba mais

Empresas prestadoras de serviços

Empresas prestadoras de serviços

Saiba mais

Creches

Creches

Saiba mais