Menu
Gestao Contabil O Fator Crucial Para A Sustentabilidade Financeira De Transportadoras

Gestão contábil: O fator crucial para a Sustentabilidade Financeira de Transportadoras

Para uma melhor sustentabilidade financeira, é importante que as empresas façam gestão contábil, considerando os principais fatores que:

  • Indicam a economia da empresa em seus transportes,
  • O desenvolvimento organizado,
  • Crescimento realista
  • E a sustentabilidade financeira, onde a empresa se mantém no mercado com lucros reais.

A entrega de mercadoria é um dos fatores que mais importam para os consumidores, pois se a entrega não é feita no prazo, acarreta vários problemas, principalmente em casos de entregas para Pessoas Jurídicas.

Levando em consideração que sua transportadora presta serviço para Pessoa Jurídica (como ocorre na maioria dos casos), é extremamente importante considerar alguns pontos, pois impactam diretamente o seu cliente e logo depois sua empresa.

Tecnologia no transporte

Você deve estar se perguntando o que a tecnologia tem a ver com a parte financeira da sua empresa. A resposta é: Tudo! Hoje em todas as áreas empresariais, os sistemas digitais tem sido um apoio importante para o desenvolvimento sustentável e financeiro da empresa.

Existem algumas maneiras de aumentar os lucros na sua gestão financeira, por exemplo:

Diminuir rotas ociosas

Você, empresário, sabe muito bem que nesse ramo esse é um problema de desperdício.

Tendo uma boa logística em sua transportadora é possível que você através da tecnologia, siga o passo que uma grande empresa fez e funcionou: otimizar rotas ociosas. Essa empresa conectou os transportes através de suas rotas com os pedidos dos clientes.

Assim que a empresa recebe o pedido do cliente, a mesma verifica onde estão os meios de transportes e já realiza a entrega economizando tempo,  diminuindo gastos com fretes.

Esse recurso para uma melhor gestão financeira foi feito porque 40% das empresas de transporte do Brasil voltam de uma entrega com o caminhão sem mercadorias.

Diminuir espaço de rota

Toda transportadora deve contar com uma parte de logística de transportes muito boa, mas se você ainda está começando não tem problema, existem formas para te ajudar a otimizar o tempo de entrega e os valores gastos no frete.

Uma delas é realizar uma pesquisa em sua transportadora (mesmo com aplicativos conhecidos e livres de pagamentos) de qual é a menor rota para se chegar ao seu destino. Mas não basta apenas pesquisar a menor rota, mas também:

  • A que possui o menor índice de acidentes;
  • Menos trânsitos;
  • Menor índice de roubos ou chances de perigo;
  • Menos buracos;
  • Menor número de pedágios.

Todos esses fatores determinam o seu gasto e economia com suas entregas.

O estado das entregas feitas aos seus clientes será determinante para um novo contrato com mais benefícios ou não.

Se a sua empresa se mantiver com bons clientes, logo ela se manterá de forma sustentável, tendo em vista os benefícios que o seu cliente pode te oferecer, com melhores contratos e valores mais interessantes, reconhecendo o excelente serviço prestado por você.

Negociar as entregas

Para que as finanças cresçam ainda mais, saiba negociar com o seu cliente.

Em sua transportadora existem os clientes fixos e variáveis, para esses clientes fixos que fazem vários pequenos pedidos de tempos em tempos, é possível negociar uma entrega depois de um determinado número de pedidos do mesmo para otimizar o tempo com o número de idas e voltas.

Porém essa forma de entrega não pode jamais atrapalhar o seu cliente.

É importante que isso seja negociado e acordado entre as partes, e se sua transportadora conseguir que a entrega seja feita de acordo com o volume de pedidos, preencherá os espaços de entregas que iriam vazios só para esse cliente.

Para a contabilidade da sua empresa de transporte ser ainda melhor, junte todas essas dicas com um planejamento de finanças, ou seja, tudo o que sua transportadora gasta e com o que lucra, isso com certeza é um fator essencial para ter uma visão clara e ampla do seu negócio e para um crescimento sustentável.

E você, tem alguma forma sustentável de gerenciar as finanças de sua transportadora que queira compartilhar? Fique a vontade e deixe seus comentários!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *